Saturday, 12 March 2011

Terremoto de 8.9 Scala Ritcher atinge o Japao + Tsunami





Às 14h46 (horário local; 2h46 em Brasília) desta sexta-feira (11) um terremoto de 8,9 graus de magnitude atingiu o arquipélago do Japão. Foi o mais forte terremoto registrado no Japão e o sétimo na história do mundo.militares japoneses encontraram entre 300 e 400 corpos no porto de Rikuzentakata (nordeste), arrasado pelo tsunami causado pelo violento terremoto de magnitude 8,9 da véspera, informou o Exército neste sábado (12).
O porto, situado na prefeitura (província) de Iwate, às margens do Oceano Pacífico, ficou totalmente inundado depois da passagem do tsunami.
O porta-voz do governo do Japão, Yukio Edano, confirmou neste sábado (12) que houve uma explosão e um vazamento radioativo na usina nuclear Fukushima Daiichi, em Okumamachi, na província de Fukushima.
O local foi bastante afetado pelo terremoto de magnitude 8,9 seguido de tsunami que atingiu a costa do país na véspera,provocando mortes e destruição.
"Estamos investigando a causa e a situação e vamos explicar tudo ao público quando houver mais informação", disse.
O governo também aumentou a área de isolamento em torno da usina, de 10 km para 20 km.
Mais cedo, o governo japonês havia advertido sobre a possibilidade de derretimento do reator da usina, mas disse que o risco de contaminação radiativa era mínimo.

1 comment:

  1. Olá Josi

    Que tragédia, estou muito triste...

    Bjoooooooooo............

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ReplyDelete

Obrigado pelo seu recado e carinho! Respondo sempre aqui.

Baci&Abbracci