Friday, 5 February 2010

Roda Gigante

Ultimamente na casa da minha sogra as coisas estao melhorando. Todas as vezes que ela nos convida para almoçar ou jantar com eles, vejo uma alegria e uma sinceridade maior nela. Esses dias jantamos là e falamos um pouco de alguns assuntos que agora eu nao lembro, quando se despedindo para ir embora , ela entrou em um assunto delicado no qual Marido entendeu que ela queria desabafar e resolveu dar-lhe ouvidos, assim ficamos mais meia hora falando, o assunto era: As cunhadas (mulheres de 2 irmaos delas), moram praticamente no mesmo condomìnio, uma mora junto com a Mae da Minha Sogra mais marido e 2 filhos e a outra mora no apartamento do lado com marido e filha. E entre eles tem algumas confusoes por ciùmes entre as cunhadas e sogra que dà mais atençao a uma que outra, sò que, como faz alguns meses que faleceu o Vovo a coisa piorou segundo a minha sogra, as suas cunhadas começaram a tratar mal(a mae dela) por que agora è velhinha e dizem que nao entendi muito e proibe de fazer tantas coisas inclusive de telefonar para os outros filhos e blàblà... acho que voces jà conseguiram entender um pouco a situaçao.
Moral de tudo isso que estou contado para voces, minha sogra disse que agora que ela è Velha tratam mal e deixam ela de canto proibindo de fazer e atè falar dentro da propria casa, minha sogra claro que fica triste por esses maus tratos com a sua mae, e pelo que entendi ela começou a pensar: serà que agora que estou envelhencendo e ficar mais velha as minhas Noras poderam fazer isso comigo???Eu tenho quasecerteza absoluta que a mudança dela comigo inicio com esse pensamento. Ela è daquelas que tem medo da velhice e vive dizendo que esta velha e gorda justamente para aqueles que escutam dizer o contrario! Enfim percebi que depois disso ela começou a me tratar diferente e com mais respeito, acho que ela ficou com medo de um dia quando ficar velhinha como a Mae dela precisar de alguèm (EU) e eu a tratar mal...
Acho que as pessoas se sentem prepotentes e seguras atè um ponto onde pode fazer tudo e nao precisar de ninguèm, mas quando veem que nao sera assim para sempre e que o dia de amanha nao sabemos o que nos espera, acho que ela entendeu que a vida è uma roda gigante um dia estamos em cima mas no outro estamos em baixo e aquele que estava em baixo de voce vai estar por cima e assim por diante ..Nao è a primeira vez que ela teve a oportunidade de entender esse conceito, uma vez eu estava sozinha o final de semana e tinha medo de ficar em casa, mesmo ela sabendo disso ela nao me chamou para estar o final de semana com eles e olha que naquele final de semana era aniversario do meu sobrinho (filho do meu Cunhado) mesmo assim ela nao se importou, lembro que chorei o final de semana e a semana inteira por causa disso por sentir tao desprezada por aquela familia de nao ser nem ao menos considerada, enfim passado um tempo aconteceu que o Pai do Marido teve que se internar no Hospital e ela tinha medo de dormir sozinha e quem ela chamou para ir dormir la com ela? Nòs!! Claro que fui contraria, cheguei a discutir com o Marido, eu nao queria pagar na mesma moeda, eu fui com a maior boa vontade do mundo eu somente queria que Marido falasse, olha mae eu e Josi vamos dormir ai sem nenhum problema, mas se lembre daquela vez quando josi ficou sozinha aqui no final de semana e ela tambèm tinha medo e voces nao se importaram de nada? Assim è um mundo um dia em cima e outro embaixo... era somente isso que eu queria! Aquela vez ela precisou e voce nao se importou , hoje quem precisa è voce! Queria que de alguma maneira era soubesse ho quanto eu sofri, mas enfim marido nao disse nada e fomos do mesmo jeito... Se passou mais de 1 ano de quando aconteceu isso e acho que agora ela esta começando entender... Nada melhor que o tempo... Ser forte na desistir pois o tempo arruma tudo!
Baci&Abbracci
Josi

2 comments:

  1. Oi Josi! Sempre achei que a melhor liçao é aquela que a gente aprende na nossa propria pele. Sua sogra provavelmente ta passando por essa experiancia. Porem, sogras sao todas iguais. Seja aqui, no Japao ou no Brasil. No fundo elas tem ciumes dos filhos... e tambem rola um pouco da competiçao feminina ai no meio. Tudo muito humanamente normal. O que pesa, em nosso caso (brasileiras casadas com italianos) é ser estrangeira, ou seja, ter vindo de um pais que ela nao conhece nada a respeito a nao ser o que mostra a tv (que nem sempre é coisa boa). Imagine so a cabeça de uma mae que nao sabe nada sobre o passado, a familia e os costumes da mulher do filho!
    Tiro isso pela minha mae... Cada namorada do meu irmao ela fica toda preocupada.Imagine uma sogra italiana!
    Mas é o tipo de relacionamento que leva tempo e alguns aborrecimentos para chegar em um ponto de equilibrio.
    Espero que vcs consigam se entender da melhor forma possivel. Um beijo e bom fim de semana!

    ReplyDelete
  2. wow. fico me vendo nas suas historias e, sabendo que quem está no controle de tudo isso aí é aquEle que te prometeu fazer da sua vida um marco para a glória dEle... é muito bom saber que tudo isso servirá de testemunho para as gerações que hão de chegar!!! Parabéns pelo blog, josi...muito legal mesmo..é daqui para um livro!

    Bacio sul cuore! Abraação para o Luca,

    ReplyDelete

Obrigado pelo seu recado e carinho! Respondo sempre aqui.

Baci&Abbracci