Sunday, 28 February 2010

E a Terra continua a Tremer e Tremer!!

Nao è a primeira vez que eu falo e infelizmente nao serà a ùltima, dessa vez o Terremoto foi no Chile com o poder de 8,8 na escala Ritcher, acho que um dos mais fortes que eu jà ouvi nesses ùltimos tempos. Toda a vez que recebo a noticìa que houve um terremoto em alguma parte desse mundo, me volta o Panico, a dor e a sensaçao de impotencia que temos diante da força da Natura. Somente quem jà viveu um terremoto sabe muito bem o que estou falando. O que me deixou com a Pulga atras da orelha foi que o Terremoto no Chile aconteceu hora local 3h34 da madrugada do dia 27/02/10, o terremoto aqui na Italia em L'Aquila foi hora local 3h32, do dia 6/04/09 nao dà medo ????? Em mim sim!
Mais sobre o Terremoto no Chile

Mortos por causa de terremoto no Chile passam de 300, diz governo
O terremoto de magnitude 8,8 que sacudiu o Chile neste sábado (27) causou a morte de mais de 300 pessoas, informou esta noite a diretora do Escritório Nacional de Emergência (Onemi, na sigla em espanhol), Carmen Fernández.

Mais cedo, a presidente chilena Michelle Bachelet, apontou que o desastre afetou de alguma maneira 2 milhões de pessoas.
“As forças da natureza golpearam duramente nossa pátria e mais uma vez põem à prova nossa capacidade de enfrentar adversidades e ficarmos de pé”, declarou a presidente em um pronunciamento transmitido em cadeia de rádio e TVs do país.


Segundo Bachelet, que sobrevoou de helicóptero as áreas atingidas neste sábado, o terremoto afetou 80% do país e há pelo menos 1 milhão de casas danificadas. A presidente mandou condolência e solidariedade às vítimas e pediu "força" aos cidadãos.

Além dos mortos durante o terremoto, o número de vítimas aumenta devido aos tremores secundários. Já foram mais de 50 com magnitude superior a 5 graus registrados desde o abalo de magnitude 8,8 que atingiu a costa do país durante a madrugada.

O terremoto, de cerca de um minuto de duração, ocorreu às 3h34 (horário local de verão, o mesmo de Brasília) e atingiu atingiu a região central do Chile, perto de Concepción, 400 km ao sul de Santiago. Na capital chilena, a 325 km de distância, o terremoto estremeceu diversos prédios e várias regiões da cidade ficaram sem energia. Com medo, muitos chilenos saíram às ruas.

Em entrevista coletiva, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, pediu união dos setores público e privado na reconstrução dos setores essenciais do país. Bachelet, que sobrevoou regiões afetadas de helicóptero, disse que a destruição provocada pelo tremor poderia ter causado um número ainda maior de mortos, o que mostra que muitas pessoas conseguiram deixar suas casas no momento da tragédia.

O tremor foi sentido nos países vizinhos, inclusive no Brasil. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de São Paulo informaram que receberam chamados para verificar pequenos tremores em vários bairros da capital paulista.

O terremoto atingiu a região central do Chile, perto de Concepción, 400 km ao sul de Santiago, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O epicentro do tremor foi localizado no mar, a 35 km de profundidade, em Maule, a 99 km da cidade de Talca.

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1508896-5602,00-MORTOS+POR+CAUSA+DE+TERREMOTO+NO+CHILE+PASSAM+DE+DIZ+GOVERNO.html

No comments:

Post a Comment

Obrigado pelo seu recado e carinho! Respondo sempre aqui.

Baci&Abbracci