Monday, 28 December 2009

Barcelona - Espanha Parte II

Barcelona - Espanha Parte II

Acordamos as 9hs da Manha, confesso que nao dormi muito bem, o quarto era muito quente, mesmo dormindo de Regata (coisa que nao acontece nunca de inverno) sem meias, o calor foi forte, tentei abaixar o aquecedor, mas acabei colocando aria fria e foi aquela confusao, o quarto começou a congelar e tive que acordar o Luca para arrumar o aquecedor ... Levamos meia hora e tivemos que ligar na Recpçao para pedir informaçoes de uso ... hehhe

Tomamos um cafè da manha Gigantesco (nao sei por que mais quando estamos fora, em Hoteis comemos sempre mais, no cafè da manha d casa geralemnte tomo cafè com leite e as vezes com alguns biscoitos, mas quando estou no Hotel como de tudo). O hotel oferecia um serviço de "Naveta" Praticamente te levava atè o centro da cidade de Micro Onibus os clientes ..O tempo era nublado, e a nossa primeira visita foi "SAGRADA FAMILIA".

SAGRADA FAMILIA

O Templo Expiatório da Sagrada Família, conhecido simplesmente como a Sagrada Família, é um grande templo de Barcelona (Espanha), desenhado pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí, e considerado por muitos críticos como a sua obra-prima, e o máximo expoente da arquitetura modernista catalã.

O projeto foi iniciado em 1882, e assumido por Gaudí em 1883, quando tinha 31 anos de idade, dedicando os seus últimos 40 anos de vida, os últimos quinze em exclusiva. A catedral, que deveria ter sido financiada principalmente à base de doações dos habitantes da cidade, foi paralisada em 1936 devido à Guerra Civil Espanhola.

A construção começou em estilo neogótico, mas o projeto foi reformulado completamente por Gaudí ao assumi-lo. O Templo foi projetado para ter três grandes fachadas. A fachada da Natividade, quase terminada com Gaudí ainda em vida, a fachada da Paixão, iniciada em 1952, e a da Glória por realizar-se. Segundo o seu proceder habitual, a partir de esboços gerais do edifício improvisou a construção à medida que avançava.

Uma das suas idéias mais inovadoras foi o desenho das elevadas torres cônicas circulares que sobressaem apontadas sobre os portais, estreitando-se com a altura. Projetou-as com uma torção parabólica dando uma tendência ascendente a toda a fachada, favorecida por múltiplas janelas que perfuram a torre seguindo formas espirais.

O templo, quando estar terminado, disporá de 18 torres: quatro em cada uma das três entradas-portais e, a jeito de cúpulas; dispor-se-á um sistema de seis torres, com a torre zimbório central, dedicada a Jesus Cristo, de 170 metros de altura, outras quatro ao redor desta, dedicadas aos evangelistas, e um segundo zimbório dedicado à Virgem. O interior estará formado por inovadoras colunas arvorecentes inclinadas e abóbadas baseadas em hiperbolóides e parabolóides buscando a forma ótima da catenária.

Estima-se que poderá levar no seu coro 1.500 cantores, 700 crianças e cinco órgãos. Prevê-se, que no final da construção, por volta de 2025, terá início a restauração da parte mais antiga.

Em 1926 faleceu Gaudí, quando somente se construíra uma torre. Do projeto do edifício só ficam planos e um modelo em gesso que resultou muito danificado durante a Guerra Civil espanhola.[2] Desde então prosseguiram as obras: atualmente estão terminados os portais da Natividade e da Paixão, e foi iniciado o da Glória, e estão em execução as abóbadas interiores.

A obra que realizou Gaudí, é dizer, a fachada da Natividade e a cripta, foi incluída pela Unesco em 2005 no Sítio do Patrimônio mundial «Obras de Antoni Gaudí».


http://pt.wikipedia.org/wiki/Templo_Expiat%C3%B3rio_da_Sagrada_Fam%C3%ADlia


Se paga para entrar Intorno a 12 euros a pessoa + 2,50 euros para subir na Torre. Sinceramente achamos caro por que dentro da Igreja è um Canteiro de Obras, nao tem altar, quadros nada ... somente o teto que è Obra de Gaudì (que da para imaginar e brincar, descobrindo os animais e flores que ele colocou). A Fachada è muito particular, dentro do Museu tinhas algumas MAQUETES de como Gaudì pensou para construir a Igreja, que achei muito interessante e a parte Melhor foi a Torre com 170 metro de Altura . Para subir pegamos o Elevador ... Vista maravilhosa de toda a cidade um pecado que o tempo era nublado e as fotos nao sairam das melhores, e para Descer resolvemos ir de Escada, nao sei quem teve a idèia, mas foi a pior do dia.. momentos de tensao e Terror!!!
Alèm das escadas serem estreitas passam uma pessoa por vez, e as paredes sao cheias de buracos que voce consegue de um lado ver a cidade fora e do outro ver a igreja dentro do alto .. e nao tinha como se apoiar e nem corrimao... praticamente tinha uma Vertigem a cada degrau ... Quando estava me acostumando e relaxando com esses degraus escuto um grito de Luca, ai MEU DEUS, EU DESçO AQUI NAO!!! PRATICAMENTE DEPOIS DE DESCER UNS 100 metros de escada abaixo... as escadas se transformaram em um caracol estreito e alto, praticamente tinha um buco que via o final da escada... e com apenas um corrimao ... Gente do cèu somente de olhar a tontura foi total, panico e afliçao... Momentos de Terror e a escada parecia nao ter fim, mas tornar atras e subir 100 metros de escada nao estava nos nossos planos, ja estavamos cansados e as pernas começavam a doer ... ESTAMOS AQUI VAMOS Em FRENTE ... EU PRATICAMENTE DESCI DEGRAU POR DEGRAU DE COSTAS PARA O BUCO E COM AS DUAS MAOS NO CORRIMAO...estava com medo de vir uma tontura e cair ... Luca tinha medo mais desceu mais tranquilo que eu, apesar que ele tambèm descia 1 degrau de cada vez ....































No comments:

Post a Comment

Obrigado pelo seu recado e carinho! Respondo sempre aqui.

Baci&Abbracci