Wednesday, 2 December 2009

Arvore de Natal e Sopa

Ontem eu tive que levar o meu carro para trocar os Pneus, como esta chegando o Inverno e em caso de Neve os Pneus tem que ser aqueles Termicos que podem caminhar na Neve com segurança. Como todos os anos, levamos sempre na mesma Oficina, antes quem levava era o Luca mas como ele nunca tem tempo, Massimo (tio bonzinho) se ofereceu para levar no seu lugar... Assim ontem eu tive que ir na Casa da minha sogra Sozinha, o Tio pegou o carro e foi para Oficina e eu fiquei "fazendo compania" para minha sogra que estava sozinha ,meu Sogro tinha ido no mercado e banco e Ela tinha acabado de Começar a montar a Arvore de Natal.

Ja achei estranho do começo, pois quando eu cheguei, fiquei bem uns 10 minutos na Garagem/Jardim com o Tio, arrumando e colocando os Pneus dentro do carro e nesse meio tempo ela nem desceu ou apareceu na Janela para me dar um Oi ... Luca tinha me falado de ir com o Tio na Oficina e nao ficar la com a mae dele, pois ele ja imaginava como seria a recepçao ... Mas como o Tio disse que nao tinha a necessidade de ir com ele, falou para ficar là esperando ele. Eu vou e volto rapidinho,disse o Tio.
Toquei a Campanhia da casa de minha sogra, e foi assim que percebi que tinha alguèm em casa. Detalhe, todas as vezes que alguèm chega com carro se sente uma barulho das rodas amassandos as pedras, geralmente damos uma espiadinha na Janela para ver quem esta chegando (Entao concerteza ela viu que eu Tinha chegado), outra coisa quando chega o outro filho com os netos, ela nem espera eles tocaram a campanhia ou descer do carro, saem correndo para abrir a porta para eles ... Por isso achei estranho o comportamento dela de nao aparecer nem na Janela para me dar um Oi, pelo menos por educaçao ...

Entrei sentei no sofà, ela me disse: Chegou tarde, achei que voce nao viria mais, atè ligamos na sua casa.

Eu: - E' tinha algumas coisas para fazer de manha, eu liguei para o Luca avisar que chegaria mais tarde, mas ele nao me respondeu o celular, por isso nao tive como Ligar 1 ( Eu na verdade nao tinha nada para fazer, simplismente acordei com calma, me arrumei tranquilamente, tirei as fotinhos para Postar aqui e fui ) 2 ( ela tem o numero do meu celular, poderia ter ligado diretamente e ter perguntado se viria ou nao).

Ela disse que estava montado a Arvore de Natal "pensei" (E' eu to vendo que voce esta montando a Arvore) e me pergutou se eu vou montar a minha tambèm "pensei" (Todos os anos na època de natal, ela me faz a mesma pergunta, serà que ela nao aprendeu ainda a Resposta ) Eu respondi, nao , vou montar arvore de natal somente depois que tiver filhos, nao tem Graças montar uma Arvore de Natal somente para duas pessoas. Afinal em casa ninguèm vai ver mesmo.

Um silencio tomou conta da Sala, ela montava a Arvore muito delicadamente, a cada ramo que colocava na Arvore dava um passo para tras e olhava por cerca 2minutos, ajeitava mais um pouco os ramos e um passo para tras e olhava.... Eu abservava e pensava: Que coisa Nao!!
Reparei que ela è muito detalhista e minimalista. (Detalhista, ja tinha reparado, toda a vez que chegava com uma roupa nova, ela me olhava fixando bem, para ver qual era o tipo de tecido da roupa e talvez para descobrir a marca, e como ela usa òculos, as vezes tinha que fazer um esforço a mais para olhar ou dava aquela olhadinha por cima do òculos) eu ficava constrangida, e pensava o que ela esta olhando??!!
Para quebrar o gelo resolvir fazer uma pergunta, talvez assim iniciavamos um discurso. Perguntei: Mas voce nao reconheceu a voz de Luca no sabado ? ( Sabado fomos em um shopping novo e encontramos um tio (irmao do pai) de Luca que nos convidou para jantar na casa deles e fomos, foi uma noite muito agradevel e comemos coisas gostosas demais, naquela noite a Tia disse vamos ligar para eles( sogro/sorgra) para dizer que voces estao aqui com a gente, depois ela passou o telefone sem dizer quem era para minha sogra descobrir, e nao reconheceu a voz do Filho).
Eu sinceramente achei que ela ficou com uma Puntinha de Ciùmes e toquei no assunto justamente para ver o que ela falava. A resposta dela foi: Realmente nao reconheci a voz dele, nao imaginava que voces estavam là e Punto. Foi somente isso que ela disse e entramos de novo no silencio profundo. Ela continuava montar a Arvore de Natal muito concentrada e estava tao concentrada e que dava atè medo de destrair toda atençao dela. Foi quando ela se girou e perguntou: Ainda nao achou nenhum trabalho ? "Pensei": Eu sabia que ela iria perguntar isso, na epoca que estava desempregada, todos os dias que iamos visitar-los, era sempre o mesmo "assunto" e era uma coisa me deixava sempre mal, pois eu sabia que ela fazia as perguntas para me humilhar como para dizer, voce tem uma boa vida enquanto o tadinho do meu filho trabalha para te sustentar .. E isso è uma coisa me deixava muito mal, pois sempre trabalhei na minha vida, conquistei todos os meus sonhos e objetivos, e me dava muita raiva uma pessoa que nao sabe nada da minha vida, me julgar assim. Respondi: Nao! E nao disse mais nada! Que raiva essas perguntas idiotas sempre. Naquele momento eu pensei, agora que o silencio vai atè o fim, ela consegue ser insuportavel, mesmo calada.
Logo depois chegou meu sogro e a casa ficou menos chata, me comprimentou perguntou se queria ficar para o Almoço ( minha sogra jà tinha perguntado, mas bastou um Nao, e ela nao insistiu ) jà meu sogro, disse , vai fica fica... e assim com toda gentileza nao conseguir negar e acetei ....e foi terminar de fazer umas coisas no escritorio, enquanto isso eu tentava ligar para o Luca para dizer que era para vir na casa de seus pais para Almoçar mas era toda manha que nao me respondia o telefone (ou esqueceu dentro do carro, ou em casa).
O silencio continuava, a arvore è Alta 1m50 cm, verde (estilo arvore artificil de Pinho) ela fez um tapetinho em torno a arvore para colocar os presentes,( atè pensei, o que compro para ela de Natal) ja tinha colocado dois fios lungos de 1 metro de pisca pisca, e bolinhas vermelhas com a Escrita "buon natale". Atè ali achei que estava muito bonita a arvore, de vez enquanto ela reclamava e dizia, que nao tinha muitos enfeites, que as Bolinhas mais bonitas eram muito caras, e que a arvore era simples ( ela tem sempre complexo de inferioridade) e a cada passo ela me perguntava : Esta bonita a Arvore? O pisca pisca ficou legal? Voce gostou dessas bolinhas vermelhas ( queria sempre e sempre elogios).. Atè ali a arvore estava atè bonita, mas ela começou a colocar uma especie de colar de perolas cor Ouro/dourado, colocar, bolinhas brancas, douradas, laços vermelhos, a arvore de natal estava quase arvore de carnaval , muitas cores juntas...
Para finalizar, ela me pergutou, voce nao vai ao casamento?? (Dia 08/12 (feriado)sera o casamento da irma da Mulher do irmao do meu marido (rs*) e ja tinhamos falado mais de uma vez que nao iriamos, pois o Luca joga o campeonato e eu nao aguentaria ficar um dia inteiro com eles sentados em uma mesa de restaurante comendo, sem o suporto moral do meu marido, nao aguentaria !) Mas para ela uma so resposta nao vale, eu disse que nao, pois o Luca jogava, e eu nao queria ir sozinha sem ele. Ela respondeu: Mas voce nao estara sozinha, tem eu, francesco(sogro), Massimo(Tio bonzinho), Andrea( irmao/meu cinhado) os bambinos( 2 sobrinhos). Percebi que ela falou em um tom um pouco arrogante, como se fosse a minha mae, ou minha irma ( delas eu atè aceitou um sermao) mas da minha sogra nao dà. "PENSEI" em 1° Lugar, nao è a minha familia e nem a familia de meu marido, è simplesmente a irma da Mulher do meu cunhado que nao me suporta, e nunca fala comigo, sempre me ingnorou. 2° Eu vi essa menina somente nas festas das crianças (aniversarios, batismo ) Nao tenho nada contra ela, è muito mais simpatica do que a irma. Mas so de saber de estar o dia inteiro ali junto com eles, nao suporto a ideia ..."PENSEI TAMBEM" Poderia ir, seria uma forma de mostrar que sou superior, que faço de tudo para ser aceita dentro a familia, um modo de mostrar tregua. Mas eu sei que o interesse maior da minha sogra, nao è pelo fato de eu estar là, por que ela quer uma compania e que a minha presença seja importante! Ela quer que eu và, para mostrar as outros (Parentes da familia da Nora, que sabem de toda a historia que no começo ela nao me aceitou e nao me suportava) que me "quer bem" que se da bem comigo e tal... Ela quer mostrar para os outros que a Boa è ela e eu sou a Ruim. As vezes lembro daquele filme que tinha Jennifer Lopez e Jane Fonda "Monster In Law" "Aquele monstro de Sogra", que tem uma parte que a sogra desiste de Lutar contra e começa ser amiguinha (na frente do marido e dos parentes) mais por tràs continua sendo a mesma .
Nao respondi e preferi ficar em silencio que era a melhor resposta.
Ja era quase 12H20 e Luca nao tinha retornado a ligaçao, meu medo era que ele tinha deixado o telefone em casa e voltar diretamente para casa nossa para almoçar como sempre faz e acabar perdendo tempo e nao comer nada. Enquanto eu tentava ligar desesperadamente para Luca, ela ralava o Queijo Parmesao, e girou e perguntou: Voce rala o queijo ou ja compra ralado? Eu respondi, se temos queijo em casa ralamos, mas se nao tem, nao sentimos falta! (como aqui na italia todo santo macarrao tem que ter queijo ralado, atè na sopa eles colocam ) Ela pergutou: Mas voce nao coloca queijo ralado na "MINESTRA"?
MINESTRA (TRADUCAO) SOPA
Eu respondi, na sopa eu nao coloco queijo ralado.
Ela disse: Repetindo a minha resposta,Entao no macarrao voce nao coloca queijo ralado!! ( Eu pensei, mas ela nao me perguntou se coloco queijo ralado no macarrao, Perguntou se colocava queijo ralado na sopa,MINESTRA) Atè me veio uma confusao, sera que MINESTRA tem como significado Macarrao tambèm?
Enfim respondi, no macarrao, as vezes coloco, dependi do molho, se o molho è rico de ingredientes eu prefiro sentir o Sabor do molho, se coloca queijo ralado tira o sabor original do prato.
Ela responde: Ah, entao voce nao gosta de queijo ralado!
Depois disso perdi a paciencia, preferi nao perder meu tempo para explicar, e muitas das vezes me sinto atè chateada comigo mesma, mas sera que meu italiano è tao ruim que ela nao entende o que eu quero dizer, sera que Minestra è = Macarrao e eu nao sabia??! Ou sera que ela se faz de boba mesmo!!
Enfim quando cheguei em casa fui ver no dicionario e MINESTRA è SOPA e nao è MACARRAO!

No comments:

Post a Comment

Obrigado pelo seu recado e carinho! Respondo sempre aqui.

Baci&Abbracci