Monday, 20 April 2009

Sabado 04/04/2009- Antes do Terremoto












esse foi o Look de Sàbado( 05/04/09)
Terremoto 06/04 Abruzzo Italia


Bom como eu fiz esse Blog depois do Terremeto, infelizmente nao tive como expressar a cada dia o que estava acontecendo aqui. Vou Começar com meu fim de semana antes do terremoto, no sabado 04/04 trabalhei na parte da manha toda animada pois tinhamos um encontro marcado com um super casal de amigos Lidia e Marcelo, tinhamos combinado de ir em um Pub que toca musica brasileira, "samba". Os italianos estavo super animados nè, e nos mulheres estavamos felizes por eles. Foi uma noite muito legal, tanta tanta risada, os "ragazzi" (homens) se divertiram muito, meu marido que adora "PAGOGI" (eles falam assim) se acabou de sambar nè (ou tentar) como dizem "soltou a franga mesmo ou o frango" voltamos para casa às 5 da manha super cansados, mas como sempre eu nao consiguir dormir em cama nova, mesmo muito cansada, dormir 2 horas, às 7h45 da manha jà estava acordada que raiva o sono nao vinha , o resto do Povo acordou as 11h30, fomos almoçar na casa da Sogra de Lidia e por voltas das 16h de domingo estavamos voltando para casa, mesmo assim com todas as atividades fui pra cama às 21hs e nao peguei no sono, meu marido que ficou assistindo o Jogo, se nao me falha a memoria jogava Inter X Milan, veio pra cama umas 22h30 . Lembro que quando ele veio que consegui pegar no sono .....

E... ACORDEI ... 3h32 (da madrugada) com a cama que balançava ... de là e de cà... parecia un berço, as janelas faziam um barulho como se alguèm estivesse batendo e tremendo ao mesmo tempo, o lustre balançava, Marido disse "E' Um TERREMOTO" eu que nunca tinha passado por isso na minha vida e fui despertada com essa noticia ao vivo, demorei uns segundos pra ligar o cerebro com a informaçao que tinha acabado de receber . TERREMOTO???!!!TERREMOTO!!?? Nao temos que ir para debaixo da janela, ou da mesa ou da cama? Terremoto!! Foram os 32 segundos mais longos da minha vida.... Luca ligou a luz, eu fiquei parada olhando o Lustre que ainda estava balançando. "Terremoto"?!?! Meu coraçao batia forte forte , nosso ùnico pensamento foi: " Se aqui em Giulianova sentiu assim forte, imagina a L'Aquila como foi"?? Pois tinhamos a certeza que o epicentro do terremoto tinha acontecido em L'Aquila. Voltamos a dormir e quando tinha pegado no sono, fui novamente acordade por um Tremor, dessa vez fiquei desesperada! LUCAAA!! DE NOVO!!! Ele tambèm estava assustado, e jà imaginava como seria o dia seguinte, mas nem eu e nem ele esperava por tantas noticias ruins!
Fomos acordados com os telefnes tocando e a unica coisa que consegui ouvir foi, jà sao 10 mortos!! Ligamos a TV e em todos os canais a noticia era " Terremoto em L'Aquila de 6.3 NA ESCALA RITCHER ".

Luca meu marido de 28 anos, trabalha L'Aquila na Defesa Civil da Regiao Abruzzo, o trabalho dele consiste em avisar e alertar a populaçao dos riscos e perigos da natureza, como Avalanche, neve muito forte, enchentes de rios e estradas, chuvas, e terremotos e outros.... Mas nunca achei que sobre o terremoto, ele iria ter algum tipo de "Lavoro".
Fora o trabalho ele joga futebol, que aqui è como se fosse um segundo trabalho, e o time dele è "L'Aquila Calcio". Nos moramos no Litoral, ou na Costa Adriatica em Abruzzo, Giulianova, de Giulianova a L'Aquila sao 80km, mais ou menos 40 minutos de carro, decidimos nao ir morar là, pois è uma cidade de Montanha e a cidade mais fria da Italia e hoje agradeço a Deus por isso!

O telefone do marido começou a tocar , eram os amigos de trabalho, que dizia: nao podemos ir a L'Aquila a cidade foi destruida pelo Terremoto, ja sao 10 as vitimas muitos predios e casas cairam e a estrada esta interditada pois teve uma rachadura. Nesse momento que a gente percebeu que aquele Terremoto ficaria marcado nas nossa vidas.
Na frente da TV, as noticia e informaçaoes ao vivo do que estava acontecendo, erao às 6 horas da manha do dia 06 de abril, começamos a ligar para nossos amigos que estudavam, moravam , trabalhavam ou jogavam em L'Aquila, a cada resposta positiva era um alivio!
Lembro que esse dia fiquei na tv paralisada, a cada nova informaçao de um sobrevivente ou de uma vitima....
Fui trabalhar , e o ùnico assunto era esse, "Voce sentiu o terremoto, essa noite??" Voltei para casa, jantamos e formos dormir cedo, pois afinal eram 2 dias que nao dormia, por volta das 22hs ja estavamos dormindo e estava tranquila, pois achava que era um caso e que nao aconteceria por muito anos, peguei logo no sono, quando às 1h15 da manha(07/04) fomos de novo acordados por um outro tremor. Dessa vez eu levantei e entrei em Panico total, De Novo NAO!!! Por que meu Deus... a segunda vez è Pior, pois a 1° eu demorei pra entender... mas a 2° ja estava preparada e nao acreditava que isso estava ainda acontecendo ...

Terça 07/04 Luca foi pra L'aquila, ajudar o pessoal, ele faz a parte da àrea adminitrativa que praticamente encontravam Hoteis (para os desabrigados), lista de pessoas desaparecidas, listas das pessoas mortas, comidas, abrigo, feridos, voluntarios, ajudas e etc..

Eu tive que ficar em casa e era meu 1° dia de fèrias, ( as piores, fiquei em casa sem fazer nada), ligava para ele a cada 5 minutos, pois em L'Aquila foram mais de 200 tremores por dia e somente aqueles mais fortes superiores a 4.5 que chegavam aqui.


19h40... Depois de estar na praia e agitata o dia inteiro, voltei para casa, como tinha um boato que por volta das 15hs e 18hs da tarde teria um outro terremoto decidi nao estar em casa sozinha peguei minha cachorrinha e fui para praia com umas amigas , mas ja era noite nao tinha acontecido nada voltamos .Foi chegar em casa tirar os sapatos e relaxar no sofà, a casa começou a tremer denovo, sai correndo descalça pra rua! Gente que medo! depois começei a ligar para Luca desesperada pra saber se estava tudo bem, afinal ele estava la No Epicentro do Terremoto, ele sentiu 100x pior e mais forte do que eu, me respondeu depois de uns 8 minutos que tentava ligar para ele, quando eu senti a sua voz, começei a chorar de Medo e Felicidade, se o mundo estava acabando, queria estar ao lado da pessoa que mais amo, e nao sozinha em casa!

Depois desse foram mais 4 tremores fortes que sentimos...
.
O terremoto fez 298 vitimas..
2500 feridos
milhares e milhares de desabrigados

e fez muita muita mais muita gente pensar que devemos aproveitar a cada minuto do nosso tempo e VIVER, pois nao sabemos realmente como sera o nosso amanha.....

Jamais esquecerei....
Baci&Abbracci

No comments:

Post a Comment

Obrigado pelo seu recado e carinho! Respondo sempre aqui.

Baci&Abbracci