Tuesday, 5 February 2008

Pisa














Pisa é uma comuna italiana da região da Toscana, província de Pisa, com cerca de 85.379 habitantes. Estende-se por uma área de 185 km2, tendo uma densidade populacional de 462 hab/km2. Faz fronteira com Cascina, Collesalvetti (LI), Livorno (LI), San Giuliano Terme. Descobertas arqueológicas recentes revelaram a existência de um grande porto fluvial da época romana no seu subsolo. Nessas descobertas foram encontradas mais de 30 embarcações de vários modelos, algumas delas intactas e ainda com a mercadoria que transportavam, tendo se recuperado muitos objectos. Tal facto deve-se a conservação possibilitada pelos sedimentos depositados ao longo do tempo pelo Rio Arno. Há 20 seculos o estuário encontrava-se a 4 km do mar o que fazia do Porto das Maravilhas o maior porto romano, só igualado na sua importância pelo porto de Ostia, perto de Roma; actualmente a cidade encontra-se a 17 km do litoral. Acredita-se que a inclinação da famosa Torre de Pisa se deva ao facto de lá ter existido mar ou um estuário maior que o actual. O porto encontra-se sob a estação ferroviária de San Rossore. Diz a tradição que foi no Porto de Pisa que S. Pedro desambarcou para pregar o Evangelho, tendo daí seguido para Roma.

Uma das Repúblicas Marítimas, Pisa, em 1016 junto com Génova e outros aliados expulsaram os sarracenos conquistando a Córsega e a Sardenha, e adquiriram o controle do mar Tirreno. Um século depois conquistaram as ilhas Baleares.

Pisa, que naquele tempo estava à beira-mar, na foz do rio Arno, alcança o ápice de seu esplendor entre o século XII e o século XIII , quando os seus navios controlavam o Mediterrâneo ocidental. A rivalidade entre Pisa e Génova se aguçou no século XIII e resultou na batalha naval da Meloria (1284), que marcou o declínio da potência pisana, com a renúncia de Pisa a qualquer pretensão sobre a Córsega e com a cessão a Gênova de parte da Sardenha (1299).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pisa


No comments:

Post a Comment

Obrigado pelo seu recado e carinho! Respondo sempre aqui.

Baci&Abbracci